Questionário dos 16 Factores de Personalidade (5.ª edição) — R.B. Cattell
Este questionário contém uma série de perguntas. Para cada pergunta deverá escolher uma das três respostas — a, b ou c — que melhor descreve aquilo que pensa ou sente.
Não há respostas certas nem erradas. Responda honesta e espontaneamente, de acordo com os seus sentimentos habituais. Não passe muito tempo a pensar em cada resposta — em geral, a primeira impressão é a mais indicada.
Responda a todas as questões, mesmo que não tenha a certeza. Em caso de dúvida, escolha a que melhor se aproxima da sua forma habitual de ser.
Num negócio seria mais interessante estar encarregado:
Em geral, deito-me à noite, sentindo-me satisfeito com a forma como me correu o dia
Se reparo que o raciocínio de outra pessoa é incorrecto, em geral...
Gosto muito de ter convidados e de fazer com que se divirtam
Quando tomo uma decisão, penso sempre cuidadosamente no que será correcto e justo
Atrai-me mais passar uma tarde ocupado com uma tarefa calma de que gosto, do que estar numa reunião animada
Admiro mais...
Seria mais interessante ser...
Em geral sou eu que dou o primeiro passo quando se trata de fazer novos amigos
As boas novelas ou obras de teatro e cinema encantam-me
Quando pessoas autoritárias me querem dominar, faço justamente o contrário do que elas querem
Às vezes não me entendo muito bem com os outros, porque as minhas ideias não são convencionais nem vulgares
Muitas pessoas seriam capazes de me "apunhalar pelas costas" para serem elas a progredir
Meto-me em problemas porque às vezes vou em frente com as minhas ideias sem as comentar com as pessoas que possam estar implicadas
Falo sobre os meus sentimentos...
Aproveito-me das pessoas
Os meus pensamentos são demasiado profundos e complicados para que muita gente me possa compreender
Prefiro...
Penso sobre coisas que deveria ter dito e não disse
Estou sempre atento, naquilo que leio, às intenções de fazer publicidade
Se as pessoas se comportam como se não gostassem de mim...
Quando verifico que os meus pontos de vista sobre a sociedade são diferentes dos de outra pessoa, prefiro...
Disse coisas que feriram os sentimentos dos outros
Se tivesse que cozinhar ou construir algo, seguiria exactamente as instruções
Quando escrevo ou faço alguma coisa prefiro trabalhar...
Gosto de planear as coisas com antecedência para depois não perder tempo entre as tarefas
Geralmente, gosto de fazer os meus planos sozinho, sem interrupções ou sugestões dos outros
Quando me sinto tenso mesmo as pequenas coisas põem-me "os nervos em franja"
Consigo sentir-me bastante bem num ambiente desorganizado
Se os meus planos, feitos cuidadosamente, tivessem que ser mudados por causa de outras pessoas...
Preferia...
Quando várias coisas sem importância correm mal umas atrás das outras...
Gosto de ajudar os outros naquilo que eles precisam
Às vezes faço por graça comentários disparatados só para surpreender os outros
Quando chega o momento de fazer algo que tinha planeado e há muito desejava, por vezes já não me apetece continuar
Nas situações em que eu sou o responsável sinto-me bem a dar instruções às outras pessoas
Preferia passar um serão...
Quando sei muito bem o que o grupo tem que fazer, gosto de ser o único a dar as ordens
Divirto-me muito com o humor "corrosivo e picante" de algumas séries de televisão
Dou mais valor ao respeito pelas regras e boas maneiras do que a uma vida fácil e despreocupada
Sou tímido e cauteloso quando faço novas amizades
Se pudesse, preferiria fazer exercício praticando...
Habitualmente há grandes diferenças entre o que as pessoas dizem e aquilo que fazem
Seria mais interessante ser músico do que mecânico
As pessoas formam opiniões sobre mim demasiado depressa
Sou daquelas pessoas que...
Há pessoas que pensam que é difícil aproximarem-se de mim
Consigo iludir as pessoas sendo amável para com elas, quando na verdade não gosto delas
Os meus pensamentos tendem a ser sobre coisas concretas e práticas
Tendo a ser reservado e a guardar os meus problemas para mim
Depois de ter tomado uma decisão, continuo a pensar se terá sido acertada ou não
Não gosto das pessoas que são "diferentes" ou fora do vulgar
Estou mais interessado em...
Quando as pessoas se zangam entre si, isso geralmente perturba-me mais do que à maioria das pessoas
Aquilo que o mundo precisa é de...
Prefiro jogos onde...
Geralmente deixo algumas coisas ao acaso em vez de fazer planos complexos, com muito detalhe
Frequentemente tenho períodos em que me é difícil não sentir pena de mim próprio
Geralmente as melhores horas do dia são aquelas em que estou sozinho entregue aos meus próprios pensamentos e projectos
Não me incomoda se as pessoas me interrompem quando estou a tentar fazer alguma coisa
Mantenho sempre as minhas coisas em óptimas condições
Por vezes decepciono-me com as pessoas demasiado depressa
Não me sinto confortável quando mostro ou falo sobre os meus sentimentos de afecto ou carinho
Na minha vida pessoal, quase sempre alcanço os objectivos que me proponho atingir
Se o salário fosse o mesmo, preferiria ser Cientista a Director Comercial
Se alguém está a fazer qualquer coisa mal, geralmente digo-lhe aquilo que penso
Sinto que as minhas necessidades emocionais...
Geralmente gosto de estar no meio de muita animação e actividade
As pessoas deviam insistir, mais do que actualmente fazem, para que os padrões morais fossem estritamente seguidos
Preferiria vestir-me...
Fico embaraçado quando num grupo social me torno, de repente, o centro das atenções
Fico aborrecido quando as pessoas insistem para que eu siga todas as mínimas regras de segurança
Iniciar uma conversa com estranhos...
Se eu trabalhasse num jornal, preferiria colaborar em áreas como...
Deixo que pequenas coisas me incomodem mais do que deviam
É prudente estar alerta com as pessoas amáveis na relação porque elas podem querer aproveitar-se de nós
Numa rua, deter-me-ia mais a ver um artista pintando, do que a ver um prédio a ser construído
As pessoas tornam-se preguiçosas no seu trabalho, quando conseguem fazê-lo com facilidade
Tenho ideias novas acerca de todo o tipo de coisas, mas são demasiado para as poder pôr em prática
Quando falo com pessoas que não conheço, não lhes dou mais informação de que a necessária
Dou mais atenção...
Quando alguém me critica em frente de outras pessoas, sinto-me muito abatido e magoado
Acho as pessoas mais interessantes se os seus pontos de vista são diferentes dos da maioria
Quando se lida com pessoas é melhor...
Por vezes preferiria manter-me inflexível em vez de perdoar e esquecer
Agradam-me pessoas que...
Por vezes sinto-me demasiado responsável por aquilo que se passa à minha volta
O trabalho familiar e que já faz parte da rotina...
Consigo fazer melhor as coisas quando trabalho sozinho do que quando trabalho em equipa
Geralmente não me incomodo se o meu quarto está desarrumado
É fácil para mim ser paciente, mesmo quando alguém é lento a compreender aquilo que eu estou a explicar
Gosto de juntar-me a pessoas que vão fazer coisas em grupo, tais como visitar um museu ou fazer uma excursão
Sou algo perfeccionista e agrada-me que as coisas sejam feitas como deve ser
Quando tenho de esperar numa longa fila, não fico irrequieto nem me impaciento como acontece com a maioria das pessoas
As pessoas tratam-me menos razoavelmente do que as minhas boas intenções merecem
Sinto-me bem com pessoas que exprimem abertamente as suas emoções
Não me deixo abater por coisas pouco importantes
Se pudesse colaborar no desenvolvimento de uma invenção útil preferiria...
Se ser educado e amável não resulta, posso ser rude e astuto, se for necessário
Agrada-me ir frequentemente a espectáculos e divertimentos
Sinto-me insatisfeito comigo próprio
Se nos perdêssemos numa cidade e os meus amigos não concordassem comigo no melhor caminho a seguir, eu...
Os outros consideram-me uma pessoa bem disposta e despreocupada
Se por descuido, um Banco não cobrasse um determinado serviço, sentia que...
Tenho sempre que estar a lutar contra a minha timidez
Os professores, padres e outras pessoas dispendem muito tempo tentando impedir-nos de fazer aquilo que queremos fazer
Quando estou num grupo, geralmente sento-me, escuto e deixo que as outras pessoas falem a maioria do tempo
Geralmente aprecio mais a beleza de um poema do que uma excelente estratégia em qualquer desporto
Se uma pessoa é franca e sincera, os outros tentam aproveitar-se dela
As coisas mecânicas interessam-me bastante e sou bastante bom a consertá-las
Por vezes estou tão absorvido pelos meus pensamentos que, se não tiver cuidado, perco a noção do tempo e desordeno ou não encontro as minhas coisas
Parece-me que mais de metade das pessoas que eu conheço não são de inteira confiança
Geralmente descubro que conheço melhor as outras pessoas do que elas a mim
As pessoas dizem frequentemente que as minhas ideias são realistas e práticas
Diria comentários mordazes e sarcásticos às pessoas quando penso que elas os merecem
Por vezes sinto-me como se tivesse feito algo de errado ainda que na realidade isso não tenha acontecido
É-me fácil falar da minha vida mesmo sobre coisas que outros possam achar muito pessoais
Gosto de pensar em formas que pudessem mudar o nosso mundo para melhor
Tendo a ser muito sensível e a preocupar-me muito com aquilo que fiz
Num jornal, prefiro ler...
Preferiria passar uma tarde livre...
Se há uma tarefa desagradável para fazer, prefiro...
Prefiro almoçar...
Sou paciente com as pessoas, mesmo quando elas não são educadas ou não têm em consideração os meus sentimentos
Quando tenho alguma coisa para fazer, em geral perco algum tempo antes de começar, para pensar em tudo o que é necessário para a sua execução
Fico aborrecido quando as pessoas demoram muito tempo para explicar alguma coisa
Provavelmente, os meus amigos descrevem-me como uma pessoa...
Em geral, quando algo me perturba, esqueço-me depressa
Como passatempo agradável preferiria...
Acho que devo protestar se, num restaurante, o serviço for mau ou a comida for de má qualidade
Tenho mais oscilações de humor do que a maioria das pessoas que conheço
Quando os outros não vêem as coisas da mesma forma que eu vejo, geralmente consigo convencê-los
Acho que ser livre para fazer o que quero é mais importante do que as boas maneiras e o respeito pelas regras
Adoro fazer as pessoas rir com histórias engraçadas
Considero-me uma pessoa socialmente comunicativa e atrevida
Se uma pessoa for suficientemente esperta para ultrapassar as regras sem parecer que o está a fazer...
Quando me junto a um novo grupo, em geral integro-me facilmente
Prefiro ter histórias de acção rudes e realistas do que novelas sentimentais e imaginativas
Suspeito que as pessoas que parecem amigáveis à minha frente, possam ser desleais nas minhas costas
Quando era pequeno, passava mais tempo a...
Muitas pessoas são demasiado queixinhas e sensíveis e para seu próprio bem, deviam tornar-se mais duras
Gosto tanto de pensar em novas ideias que às vezes esqueço-me de pensar nos detalhes práticos
Se alguém me faz uma pergunta muito pessoal, tanto quanto possível procuro evitar a resposta
Quando me pedem para fazer trabalho voluntário, digo que estou muito ocupado
Os meus amigos consideram-me uma pessoa algo abstraída da realidade e nem sempre prática
Sinto-me muito abatido quando me criticam em frente de outras pessoas
Têm mais problemas as pessoas que...
Sou muito cuidadoso quando se trata de escolher uma pessoa com quem me "vou abrir"
Gosto mais de tentar novos meios de fazer as coisas do que de seguir métodos já conhecidos
As pessoas acham que tendo a ser demasiado crítico comigo mesmo
Gosto mais de uma refeição se a comida me for familiar e igual à do dia-a-dia, do que se for de alimentos novos e pouco usuais
Facilmente passo uma manhã inteira sem ter que falar com alguém
Estou disposto a ajudar as pessoas
Penso que...
Tenho dificuldade em ser paciente quando me criticam
Gosto mais dos momentos em que tenho pessoas ao pé de mim
Quando faço uma tarefa, nunca fico satisfeito se não dedico uma atenção minuciosa aos pequenos detalhes
Algumas vezes há pequenas coisas que me põem "os nervos em franja" embora reconheça que são coisas sem importância
Gosto mais de ouvir as pessoas falarem sobre os seus sentimentos pessoais do que sobre outras coisas
Há alturas em que não me sinto com disposição para ver ninguém
Preferiria ser Conselheiro de Orientação Escolar do que Arquitecto
Na minha vida de todos os dias, é raro deparar-me com problemas que não consiga enfrentar
Quando as pessoas fazem algo que me aborrece, em geral...
Acredito mais em...
Gosto que haja alguma competitividade nas coisas que faço
A maior parte das regras são feitas para não serem cumpridas quando haja boas razões para isso
Custa-me bastante falar ou dirigir a palavra a um grupo numeroso
Prefiro uma casa em que...
Em grupos sociais, tendo a sentir-me tímido e inseguro de mim mesmo
Na televisão prefiro ver...
Nas questões seguintes, escolha a resposta que considera correcta.
"Minuto" está para "hora" como "segundo" está para...
"Girino" está para "rã" assim como "larva" está para...
"Presunto" está para "porco" assim como "costoleta" está para...
"Gelo" está para "água" assim como "rocha" está para...
"Melhor" está para "péssimo" como "pior" está para...
Qual das três palavras indica algo diferente das outras duas?
O oposto de "correcto" é o oposto de...
Qual das três palavras indica algo diferente das outras?
O oposto do oposto de "inexacto" é...
Que número deve vir a seguir a estes? 1 — 4 — 9 — 16 —...
Que letra deve vir a seguir a estas? A — B — D — G —...
Que letra deve vir a seguir a estas? E — I — O —...
Que número deve vir a seguir a estes? 1/12 — 1/6 — 1/3 — 2/3 —...
Que número deve vir a seguir a estes? 1 — 2 — 0 — 3 — 1 —...